Com a avalanche de tarefas diárias, a gestão de ativos de TI é um desafio constante para as empresas que dependem da tecnologia para operar.
Os departamentos de TI precisam de ferramentas eficientes que os ajudem a organizar e gerenciar suas operações de forma mais ágil.
Neste artigo, vamos explorar como o Freshservice pode ser a solução que sua empresa precisa para otimizar a gestão de ativos de TI e tornar os serviços de TI mais produtivos e eficientes.
Vivemos em uma era onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, e isso se estende também às empresas, onde a gestão de ativos de TI se tornou um componente essencial para o sucesso dos negócios.
É uma abordagem estratégica que visa entregar, gerenciar e aprimorar a utilização de recursos tecnológicos, tanto hardware quanto software, dentro de uma organização.
Ela é crucial para qualquer tipo de empresa por diversas razões:
A TI representa um investimento significativo para as empresas, e a gestão eficiente de ativos ajuda a controlar os custos, evitando gastos desnecessários na aquisição de hardware e software.
Saber o que você tem, como está sendo usado e quando precisa de atualizações é fundamental. Além disso, evita aquela sensação de “onde foi parar aquele equipamento mesmo?”.
É tipo um controle de estoque, mas para o mundo digital. Faz sentido?
Acompanhar os ativos garante que a empresa esteja em conformidade com regulamentações e padrões de segurança, reduzindo riscos de violações de dados e multas.
Sem dizer que seus contratos podem ser gerenciados com mais segurança também, uma vez que a ferramenta proporciona um ambiente de controle de vencimentos de contratos.
Uma gestão eficiente destes ativos permite o monitoramento e manutenção proativa, evitando interrupções e tempo de inatividade não planejado.
O Freshservice da Freshworks é um Service Desk robusto que pode ajudar a otimizar a gestão de ativos de TI de sua empresa. Aqui estão alguns dos principais benefícios oferecidos pelo Freshservice:
O Freshservice permite o rastreamento de todos os ativos de TI, desde hardware até software, em tempo real. Isso proporciona visibilidade completa dos ativos da empresa.
Com recursos avançados de automatização, o Freshservice simplifica o processo de inventário, economizando tempo e reduzindo erros humanos.
3. Gestão de Licenças
O software ajuda a controlar o uso de licenças de software, garantindo conformidade e evitando multas por uso indevido, ou renovações automáticas indesejáveis.
O Freshservice oferece recursos de geração de relatórios e análises que ajudam a tomar decisões informadas sobre essa gestão.
A integração com a CMDB permite a centralização de informações, facilitando a tomada de decisões e o planejamento.
6. Identifique com o seu celular
Use as funcionalidades de código de barras ou QR do seu celular do módulo de gerenciamento de ativos de TI mesmo quando você estiver longe de sua mesa.
Baixe o aplicativo móvel do Freshservice para IOS e Android.
Sem um exemplo de documentação de software bem estruturado, as equipes podem enfrentar problemas como dificuldades no onboarding de novos colaboradores, falhas operacionais e um suporte técnico ineficiente. A documentação de software é um elemento essencial para qualquer equipe de TI, mas quando falamos de trabalho remoto, sua importância se torna ainda maior. Neste artigo, […]
Com base em dados de mais de 9.400 organizações ao redor do mundo, o Benchmark ITSM 2024 compila os principais indicadores de desempenho, práticas recomendadas e avanços em automação e inteligência artificial que vêm moldando o futuro da TI corporativa. A gestão de serviços de TI não é mais apenas uma questão de suporte técnico […]
Celebrado em 17 de maio, o Dia da Internet marca a evolução de uma das maiores revoluções tecnológicas da história. Criada inicialmente com fins militares e acadêmicos, a internet cresceu exponencialmente desde os anos 90, transformando a forma como pessoas e empresas se comunicam, operam e inovam. A importância da internet nas operações empresariais modernas […]