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Automações: 7 casos para um bom CX

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Leia neste artigo algumas dicas de automações importantes no mundo corporativo.

Artigo extraido e adaptado da Equipe Freshworks

Softwares de automações ou tecnologia Robotic Process Automation (RPA) são programas que visam melhorar a eficiência e produtividade dos processos de negócios. Eles procuram automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras para permitir a realocação da força de trabalho para atividades comerciais mais complexas ou que agregam valor.

O hardware robótico tem sido empregado há muito tempo para acelerar a manufatura e as indústrias baseadas na produção. Na verdade, é um produto básico no chão de fábrica. Por outro lado, os robôs de software são um fenómeno relativamente novo e fazem parte da tendência mais ampla nos negócios para uma maior automação de processos.

Embora esta forma de automação seja relativamente nova, a sua aceitação não tem sido lenta. Na verdade, as empresas têm sido tão rápidas a adotar a automação de software que se prevê que 85% das grandes organizações terão implementado RPA de alguma forma até 2022.

As automações de processos também podem ser um ativo econômico para empresas de pequeno e médio porte devido às suas muitas aplicações que economizam tempo. Considere como a automação inteligente pode ser usada para melhorar a experiência do cliente. A implementação de uma solução RPA pode oferecer aos seus consumidores mais opções no suporte que você oferece, uma experiência mais personalizada e melhor consistência nos serviços que você fornece.

Aqui estão sete áreas onde a automação pode funcionar para melhorar a experiência do cliente:

  1. Resolução de problemas

    O consumidor millennial passa mais de sete horas por dia online, 30% utiliza quatro ou mais dispositivos por dia e 52% prefere comunicar por texto do que por qualquer outro método. Com seu desejo por um tempo de resposta rápido e acessibilidade on-line, faz sentido que a geração Y aprecie uma experiência automatizada de atendimento ao cliente.

Opções como suporte por chat ao vivo ou software de automações de inteligência artificial , como chatbots , podem fornecer resolução instantânea de problemas aos consumidores e, assim, melhorar a experiência geral do cliente. Explore a opção de usar um chatbot para responder a dúvidas comuns ou fornecer estimativas de envio em tempo real.

Como uma ferramenta para triagem de dúvidas dos clientes, os chatbots podem permitir que você responda a diversas dúvidas simultaneamente, automatizando as respostas mais diretas e encaminhando preocupações mais complexas para agentes da vida real.

Tempos de resposta mais rápidos, menos falhas de comunicação e um serviço simplificado e fácil de usar aumentarão a satisfação do cliente. Essas interações positivas com sua marca incentivarão compras repetidas e aumentarão a probabilidade de referências, aumentando as vendas.

  1. Conveniência
    À medida que mais compradores veem a experiência do cliente como um fator diferenciador entre empresas concorrentes, vale a pena melhorar a conveniência da experiência de compra da sua empresa.

Soluções tecnológicas como processamento inteligente de documentos (IDP) usam métodos de inteligência artificial (IA), como aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (PNL) para agilizar o processamento de dados de documentos. Ele pode categorizar formulários, extrair informações relevantes e até ler manuscritos.

Digamos que você seja uma empresa de varejo que recebe um grande volume de pedidos de vendas. Esteja você facilitando transações B2B ou vendendo diretamente aos consumidores, os formulários eletrônicos podem trazer eficiência ao processo e, ao mesmo tempo, eliminar o potencial de erro humano.

Ter acesso direto e imediato ao histórico de pedidos de um cliente também pode levar a uma resolução mais rápida do problema. Considere usar o IDP para gerenciar o processamento de devoluções de comércio eletrônico. Aqui, você poderá reduzir o custo de devoluções manuais para o seu negócio e, ao mesmo tempo, impressionar seu consumidor com a eficiência do seu atendimento.

  1. Suporte personalizado
    As automações também pode ajudar a personalizar a jornada do cliente de comércio eletrônico e atingir os interesses especializados de seus clientes.

Plataformas de e-mail automatizadas, serviços de e-mail em massa e sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) podem ser usados ​​para enviar ofertas direcionadas aos consumidores com base em sua interação online com sua marca.

Como alternativa, você pode usar essas ferramentas para personalizar recomendações, enviar lembretes de carrinho abandonado e acompanhar os clientes após eles fazerem compras. Todas essas práticas podem diferenciar sua marca ao personalizar a experiência do cliente.

  1. Marketing personalizado
    Outra forma de personalizar a experiência do cliente é através de campanhas de marketing personalizadas . As ferramentas de marketing baseadas em RPA podem usar análise de dados para determinar onde direcionar os anúncios com base em variáveis ​​demográficas como idade, localização e sexo. Isso significa que suas campanhas identificarão apenas os consumidores mais relevantes, melhorando a jornada do comprador e a probabilidade de seus anúncios resultarem em vendas.

  1. Abordagem de vendas consistente
    O uso de ferramentas de automações como IA no atendimento ao cliente pode transformar a experiência do cliente, fornecendo consistência no serviço. Garantir que seus clientes recebam a mesma experiência durante cada interação pode aumentar a retenção e também aumentar a confiança em sua marca.

Ferramentas como a IA podem usar análises para monitorar as emoções do consumidor ao longo de sua experiência de engajamento de vendas e, portanto, ajustar o desempenho do seu site de acordo com a forma como os usuários interagem com ele.

Os métodos RPA podem fornecer aos seus usuários mais opções de autoatendimento e, portanto, a oportunidade para os clientes identificarem soluções para seus próprios problemas. Isso permitirá uma experiência de consumo mais positiva.

  1. Evite problemas
    Identificar e resolver problemas é um trabalho rápido para a IA. As automações de processos de negócios podem resolver aqueles que surgem de tarefas como entrada manual de dados. Isso não apenas reduz o custo de correção de erros para o seu negócio, mas ao mesmo tempo melhora a experiência do cliente. O potencial de erros que poderiam levar a uma interação negativa, como em preços ou fornecimento, é eliminado.

O software de agendamento online pode ser usado para evitar problemas para empresas voltadas a serviços. Por exemplo, em reserva dupla ou esquecimento de reuniões. Lembretes enviados por e-mail e calendários sincronizados demonstrarão aos clientes que eles são sua prioridade.

  1. Oferta e demanda
    Integrar a tecnologia RPA ao seu negócio pode ser fundamental para sua transformação digital . As análises coletadas por um processo automatizado de uma grande quantidade de dados de vendas podem fornecer insights valiosos para melhorar a retenção de clientes.

A previsão de vendas e as previsões de oferta e demanda podem ajudar a fornecer os serviços certos aos seus clientes no momento certo. Isto não só melhorará a produtividade da sua organização, mas também mostrará aos seus clientes que você está pronto e capaz de atender às suas necessidades em constante evolução.

Onde quer que você opte por integrar a automação robótica de processos (RPA) ao seu negócio, seja por meio de suporte de atendimento ao cliente ou documentos eletrônicos, essas ferramentas podem ajudar a proporcionar uma excelente experiência ao consumidor, ao mesmo tempo que reduzem seus custos operacionais e melhoram a produtividade.

As automações podem minimizar o erro humano, aumentar a velocidade com que as tarefas são gerenciadas e os problemas resolvidos e melhorar a reputação da sua empresa no processo. Processos automáticos podem levar à satisfação automática do cliente.

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